Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Há Mar Há Terra - Agricultura em Santo Antão



A enxada que não se cansa … As mãos que pegam nela traçam riscos de vivências rurais, que a cada cavada procuram o seu sustento naquela terra que há tanto conhecem.

A agricultura respira a Cabo Verde e o arquipélago das dez maravilhas respira a agricultura. Desde sempre. Estão interligadas com um íman que não se quebra. É vitalício à passagem do tempo. E a agricultura é um dos símbolos deste território crioulo, basta prestar atenção….

Felicidade é o que sente quando coloca a mão na terra. Numas férias na ilha de Santo Antão, Gertrudes Almeida encontrou um amor inesperado: a agricultura.
Deixando a Holanda para trás, Gertrudes dedicou-se de alma e coração à arte do cultivo e hoje na sua horta o tomate, a couve-flor, a cenoura, a alface, o pepino e a beringela são os protagonistas.

Fruto do seu árduo trabalho mas também do seu empenho, a agricultura abriu um pequeno estabelecimento na Vila e é com orgulho que todos os dias vende os seus produtos hortícolas… ali mas também em S. Vicente. E nem as pragas a assustam…


Mulher de armas, Gertrudes viu no cultivo uma forma de trabalhar alegremente, onde cada dia é pensado com optimismo e dedicação.

A agricultura espreita em cada canto da ilha de Santo Antão. Assim como a sua maior fraqueza: a falta de um bem precioso que é fundamental para a prosperidade desta actividade. A água.

Factores como a seca prolongada ou a fraca pluviosidade, a insuficiente construção de infra-estruturas hidráulicas para a rega e correcção torrencial têm tido implicações directas sobre a recarga e consequente exaustão dos caudais dos lençóis freáticos e sobre a mobilização insuficiente de recursos hídricos de escorrimento superficial.

Por outro lado, o uso extensivo da rega por alagamento, a ausência de Comissões de Água e a insuficiência ou mau estado da rede de distribuição de água para rega, reflectem uma gestão de água deficiente e, consequentemente levam a certo esbanjamento que causa escassez de água.

O problema foi identificado… os planos já estão em acção!!!!

Para saber mais sobre a agricultura em Santo Antão, não perca hoje "Há Mar Há Terra" na TCV por volta das 19h30!!!!





3 comentários:

Et disse...

Texto bonito.É a minha 1ª vez. Hei-de bortar. Enquanto continuar pubrico! Et.

Anónimo disse...

coitadas das mãos que pegam em "enchadas"....

enxada
s. f.
1. Instrumento com que se cava a terra.
2. Cavador.
3. Fig. Ofício, ganha-pão.
4. Bras. Nome de um peixe do mar.

in- Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Margarida Conde disse...

Caro anónimo:

Muito obrigada pela correcção do erro.

Volte sempre e de preferência com a mesma atenção.

Cumprimentos