Seguidores

quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Cidade Velha e a Cultura Afro-Mundo: o futuro do passado”

Na próxima semana as atenções irão estar viradas para a Cidade Velha e para o encontro de dezenas de personalidades que não quiseram faltar ao Simpósio Internacional, dedicado a um lugar que já brilha nos livros como Património da Humanidade.




Um acto comemorativo, em que a história antiga, longínqua ou mais recente será retratada, documentada, revivida, comunicada, num evento que ficará guardado no livro da própria história.

Mais de cinco séculos já passaram sobre o período de chegada dos primeiros europeus e africanos que constituíram os contingentes e que formataram o que é hoje Cabo Verde e o Homem Cabo-verdiano. Destaca-se ainda este ano de 2010, os 35 anos da independência nacional e 1º aniversário da Cidade Velha como Património Mundial.

Por estas razões, a Uni-CV não quis deixar de fazer parte de algum tão importante, associando-se assim à 2ª edição do encontro “Cidade Velha e a Cultura Afro-Mundo: o futuro do passado”.

Focalizar as reflexões sobre o imperativo de potenciação da Ribeira Grande de Santiago como Património Mundial, designadamente, as vertentes de promoção do turismo cultural e esforços tendentes a sua inclusão no circuito turístico e cultural da Rota dos Escravos é um dos objectivos desta iniciativa, que terá lugar de 31 de Maio a 2 de Junho, no Convento de S. Francisco.

Um evento a não perder, onde a cultura, as tradições, a investigação, as histórias, as épocas, o diálogo são os convidados principais…

Foto tirada de www.caboindex.com/cabo-verde-blues/

Visualizar o programa do simpósio no link
http://www.unicv.edu.cv/images/stories/programa_simpsio.doc

Sem comentários: