Seguidores

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cidade Velha, Património da Humanidade


Quando ingressei no projecto Nha Terra Nha Cretcheu, no último mês de Janeiro, o programa dedicado à Cidade Velha foi o primeiro que acompanhei "in loco".

Pude conhecer a D. Rosalinda que na altura, entre lamentos e desabafos, queixava-se do abandono em que se encontrava aquele lugar. Na altura apelidei aquela senhora de enciclopédia viva que conhece melhor do que ninguém a primeira cidade europeia de África.

Há poucos dias, Cidade Velha esteve em êxtase: A Unesco considerou-a Património Mundial da Humanidade. Segundo algumas fontes, o processo foi dificil, já que na proposta dava-se muito interesse à parte turística e monetária que esta nomeação poderia trazer. Dizem que a nomeação esteve por um fio... Mas no fim conseguiu... ainda bem!!!!

Como arquivo de tempos remotos, que conta histórias que nunca deverão ser esquecidas. A época dos escravos, o nascimento do crioulo, o berço da Cabovernidade.
Como uma máquina de viagem no tempo que deve ser preservada. A Cidade Velha merece isto e muito mais.

Como espaço físico vão-me desculpar mas não... Simplesmente pelo abandono com que este lugar acorda e adormece todos os dias.

Pelo descuido, pelo desleixo em não cuidar de algo que é inapagável da história do mundo.

Cidade Velha merece pela história, vivências e experiências que carrega, mas os seus políticos não!

Os habitantes merecem sim... Aqueles que podem tomar as decisões de fazer algo por ela não...

Esperemos agora que a Cidade Velha não torne a mergulhar no esquecimento e que esses sentimentos de festa e felicidade impulsione os intervenientes a arregaçar as mangas e a colocar mãos à obra!!! Está na altura de despedirem-se do sedentarismo, porque agora já não dá para disfarçar mais!

Sem comentários: