
Mais um ano... Já lá vão 91 anos... 18 de julho... uma data memorável... Quase um século de luta pela liberdade!! Três décadas na prisão, contra a segregação racial na África do Sul.
Desconhecer a história de Nelson Mandela, que passa agora para as telas de cinema pela mãos de Clint Eastwood, tendo no papel principal o actor Morgan Freeman, é como viver na ignorância de não conseguir sequer admirar os feitos deste grande líder.
Libertado em 1990, guiou o seu país para um regime equitativo e democrático, durante um processo complicado de transferência de poderes.
Até 1999, foi o Presidente que ocupa agora um lugar honroso nos livros de história.
Prémio Nobel da Paz, Embaixador da Boa vontade da Unesco, incansável na busca da reconciliação entre as diferentes comunidades e em favor da democracia, da igualdade e da educação. Feroz na luta contra a Sida... (um dos seus filhos morreu com HIV)
"A história da sua vida por ser resumida nas próprias palavras de Nelson Mandela, sempre parece impossível até que é feito", tal como disse Barack Obama no espectáculo de comemoração dos seus 91 anos de uma vida inesquecível...
"Se o mundo tivesse que escolher apenas um pai, escolheria o Nelson Mandela"... Peter Gabriel
Sem comentários:
Enviar um comentário