Seguidores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Um prazer a descobrir


Em pleno coração do Alto Alentejo, rodeada por uma planície madura e calma, junto à simpática vila de Cabeço de Vide e envolvida pela moldura verdejante das famosas Termas de águas sulfurosas, localiza-se a bonita Estalagem Rainha D. Leonor, um local onde a paz e a natureza caminham de mãos dadas.


Situado na encosta meridional de um monte, Cabeço de Vide estende-se até à planície, formando aí um rossio que é tido como o mais amplo entre o Tejo e o Guadiana. Desde tempos imemoriáveis, este local tornou-se um abrigo de eleição para vários povos e culturas, os quais o marcaram profundamente, aproveitando e valorizando as suas potencialidades naturais, únicas em todo o mundo. Prova deste facto, foram os romanos que oportunamente se aperceberam das propriedades minero-medicinais desta água, construindo ali as primeiras termas que este lugar conheceu. Outros povos e acontecimentos históricos foram presenciados neste local, realçando o facto de Cabeço de Vide ter sido objecto de atenção e carinho da Rainha D. Leonor que, em 1498, fundou a Santa Casa da Misericórdia de Cabeço de Vide, uma das primeiras onze fundadas em Portugal.
Tendo como pano de fundo um passado forte repleto de tradições, também a Estalagem Rainha D. Leonor comunga desse espírito, já que se encontra instalada na antiga estação de comboios de Cabeço de Vide, um espaço cedido pela Câmara Municipal de Fronteira. Desactivada há algumas décadas, a estação continua a ser uma peça patrimonial de grande valor com linhas graciosas, onde se pode observar magníficos painéis de azulejos, exibindo motivos campestres e outros florais.
O conjunto de edifícios que dão, agora, lugar à estalagem foram alvo de uma recuperação e adaptação, transformando-os em equipamentos de qualidade, onde o visitante pode optar por pernoitar num quarto ou num apartamento, usufruir da piscina privativa ou das termas, praticar exercício físico no ginásio ou no campo de ténis, repousar tranquilamente ou provar a extraordinária gastronomia que o restaurante oferece.
.
Promovendo um turismo rural mas familiar, a Estalagem Rainha D. Leonor tem ainda à disposição viagens em balões quentes, passeios de bicicletas e ainda, serviço de catering para eventos empresariais, buffets, casamentos e baptizados.
Quem visitar estas paragens, repletas de cenários surpreendentes, pode deslumbrar-se com as ruínas de Torre de Palma, o triângulo de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o Parque Natural da Serra de S. Mamede e a Piscina Fluvial, locais de excelência, com vários tipos de oferta, ao nível do património natural e arquitectónico. Já as famosas Termas da Sulfúrea em Cabeço de Vide presenteiam os seus frequentadores com águas únicas no País, desfrutando de momentos de relaxamento e descanso. Estas águas têm características raras, sendo hipossalínicas, sulfúricas e oxidriladas com predominância de iões de cloreto, sódio, cálcio e ainda um apreciável teor de sílica, indicadas para doenças de pele, respiratórias e reumáticas.
Em alternativa aos tradicionais destinos de Verão, a Estalagem Rainha D. Leonor oferece assim uma estadia diferente, longe da confusão citadina, rodeada de paisagens campestres que permanecerão guardadas na memória de quem a visita.

1 comentário:

para mim disse...

Então e a Carolina, carago?