Seguidores

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"O País da Morabeza" na TVI

Não há coincidências... Hoje foi o dia das reportagens e dos documentários dedicados a este pequeno céu que me faz tantas vezes caminhar nas nuvens (as vezes cinzentas outras branquinha, branquinhas) : Cabo Verde.

Primeiramente com a estreia do filme “Kontinuasom”, no cinema da Praia, que infelizmente perdi devido a uma intoxicação alimentar que parece que veio com tudo. Vou tentar ver hoje mais tarde na TCV.

Depois... “O País da Morabeza”, na caixinha mágica.

De prender a atenção desde a primeira imagem, desde as primeiras palavras até à chegada da ficha técnica. Uma reportagem, muito bem pensada, estruturalmente sem margens para erros, cativante, transparente e mágica tal como é Cabo Verde.


A reportagem da Conceição Queiroz e do Ricardo Oliveira, passada ontem na TVI sobre este nosso arquipélago tão cheio de dissabores mas tão hipnotizante, capaz de não deixar ninguém indiferente, demonstrou sem floriados, sem protocolos televisivos, nem com a velha questão do "agradar a gregos e a troianos", um pouco daquele que todos sentem como um Cretcheu.

O fogo, o seu vinho. A agricultura e as suas gentes. O urbano o interior. A luz a falta de ela. Viver com (e nem sempre basta pensarmos que ainda ontem a madrasta da Electra voltou a fazer das suas) e viver totalmente sem.

A pobreza, a escassez de água, o mar que nos enloquece o espirito, a pesca, os seus marinheiros, o turismo. O Primeiro-Ministro com o seu discurso a oposição na voz de Carlos Veiga, os rostos bonitos, jovens, velhos, cansados, mas nunca fartos do seu Cabo Verde.

E ao longo desta pequena janela, a pianista de S. Vicente que brinca com o ritmo da reportagem... que bela escolha para fio condutor.

Tecnicamente: Os vivos autenticas caixinhas de surpresas, os cenários escolhidos para as entrevistas saborosos (sim porque a criatividade não recusou o convite de estar presente nesta peça), os enquadramentos, os inserts que me abriram horizontes, o texto rico muito rico... Bravo!

Conceição estás de Parabéns porque apesar de muitas e muitas cassetes para visualizar valeu a pena e soubeste sem dúvida captar a essência. Ricardo, eh pá és bom muito muito bom! Não fiques babado!

Quanto a mim não me vou alongar mais porque até perdia-se a curiosidade da coisa. Para aqueles que queiram ver este excelente trabalho certamente irá estar disponível brevemente no You Tube.

O titulo? País da Morabeza, que mais poderia ser... :)

5 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Olá Margarida. A reportagem Cabo Verde, o «País da Morabeza» está aqui.

Anónimo disse...

Descobri este blog sem querer, qual o meu espanto!!! Fiquei muito curioso com este texto. Adorava ver essa peça.
LBF

Margarida Conde disse...

Obrigada Amilcar pela dica :)

Margarida Conde disse...

Caro LBF obrigada pela visita espero que volte mais vezes em cima na mensagem enviada por Amilcar Tavares se clicar poderá visualizar a reportagem

Anónimo disse...

Obrigado Margarida, por dares a conhecer este belo trabalho jornalistico. O trabalho de imagem é fantástico, a pós-produção muito bem conseguida.
Tens uma frase no teu texto "...o nosso Cabo Verde...", achei muito cúmplice, muita afetividade, muito carinho, para uma pessoa que conhece essa terra hà tão pouco tempo é de Louvar.

Mais uma vez obrigado Margarida.

LBF quer dizer (Luis Brás Fotografia)