Seguidores

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Ano da História já chegou!



História. Testemunho que sobrevive à passagem do tempo. “Um objecto, uma obra, um desenho, um achado, uma canção, uma carta, um pensamento, uma vivência… tudo é feito de história”. Parte-se então com o anseio de descortinar os pedaços dessa tal história. Entender o que sentiu em tempos passados. Olhar para os momentos presentes.

Cabo Verde e o Ano da História. Um culminar de actividades que querem ser memoráveis, que desejam comemorar aquilo que de mais rico um país, uma nação, uma cultura pode ter: a sua história.

Nesse sentido, no passado dia 26 de Abril, segunda-feira, a UNI-CV iniciou as comemorações de “2010 – Ano de História”, aliando as comemorações dos 550 anos de descobrimento das ilhas de Cabo Verde, 35º aniversário da Independência de Cabo Verde e 1º aniversário de elevação de Cidade Velha a Património Mundial, com a inauguração da exposição “550 anos da História de Cabo Verde através da Arqueologia”, que pretende trazer a discussão vários aspectos culturais e patrimoniais de Cabo verde, em geral, e Cidade Velha em particular, com especial realce para o vasto património arqueológico que constitui esse legado, e que é prova inequívoca da importância histórica actual Sitio Histórico da Cidade Velha, Património da Humanidade.

Muitos outros eventos vão espalhar magia histórica ao arquipélago, num ano em que a Cultura, a Tradição, os Costumes são os actores principais, de uma película que subsistirá às mudanças e mutações constantes da vida.

Exposição Itinerante “As Plantas na Primeira Globalização”, Simpósio Internacional “Cidade Velha e a Cultura Afro-Mundo: o Futuro do Passado”, Exposição “Cartografia Antiga de Cabo Verde”, 2º Edição do Ciclo de conferências “Descobrir, Conhecer e Debater Cabo Verde”, Exposição “História da Educação em Cabo Verde”, Atelier “Revisitação da Memória da Luta pela Independência de Cabo Verde”, entre tantos outros que prometem unir todos os intervenientes da sociedade em prol de um só conceito: A história, tal como ela é… igual a si mesma.

Já estou ansiosa!!!!

Foto: Kacper Spala

Sem comentários: